Tuesday, January 12, 2010

E para começar o ano...



A primeira joga do ano aconteceu na 6ª feira passada, dia 8. O objectivo era trazer à mesa um jogo de tabuleiro, aproveitando o facto de ser 6ª e podermos estar à vontade quanto à duração do jogo.

Liguei ao Tiago ao início da tarde a saber da sua disponibilidade, e após a sua oferta de poiso, tratei de arranjar o resto dos estarolas. Lá arranjei o Ricardo "Vintes" mais o seu little brother Hernâni, o Zé Miguel (sempre disponível para uma jogatana de tabuleiro :) e o André (este, um bocado a saca-rolhas). Já estávamos 6, um belo quórum para uma noite destas, mas o senhor Tiago resolve arranjar programa melhor à última da hora. No problem, lá fomos os 5 restantes para minha casa.

Estavam na mesa o Agricola, El Grande e RR Tycoon. Ando com vontade de jogá-los todos (só tinha jogado uma vez estes 3, tal como o Zé, e o resto do pessoal era todo estreante) mas só dava para um. Escolheu-se o Railroad Tycoon, por nenhuma razão especial.



As regras são simples e poucas apesar da sua leitura ter sido um pouco penosa (já é um hábito). Tão penosa foi que o André a certa altura já pedia para ficar só a ver. Ai e tal, estou cansado da minha cabecinha...

Neste jogo cada um de nós representa um tycoon dos comboios no início da era deste transporte no leste dos Estados Unidos. Basicamente, temos de construir ligações entre cidades e transportar mercadoria de umas cidades para as outras. Cada cidade só recebe um tipo de mercadoria (das 5 existentes) e os pontos são marcados quando os troços de linha por nós construídos são percorridos pelas mercadorias. É claro que, para construir, precisamos de dinheiro, que se obtém pela emissão de acções (e posteriormente pelo transporte de bens). O número de acções emitidas é descontado em pontos no final do jogo.

O jogo foi bastante engraçado e passou-se um bom bocado. Cedo o Hernâni e eu ficámos um pouco para trás, fruto de más decisões na escolha das nossas linhas, mas entre os outros 3 a luta pela vitória esteve sempre em aberto mesmo até ao fim. Vintes dominava o nordeste, Zé o midwest, André mais a sul e eu e o Hernâni em lado nenhum :P

Vintes aplica um analysis paralysis ao André, que desespera


Vintes joga sob observação atenta de André e Hernâni, Zé já dorme

Mais para o fim a luta parecia estar, aparentemente, entre o Zé e o Vintes, mas André com um final de jogo espectacular, completando uma rota que dá pontos extra ao mesmo tempo que completava o seu objectivo tycoon (dado no início do jogo e mantido em segredo) conseguiu empatar com o Zé Miguel, ganhando no primeiro factor de desempate que é o número de ligações construídas. Só podia, não fosse ele o nosso trolha. Ah e tal tou cansado, não me apetece jogar. Palhaço!

Pontuação final
1º André 57
2º Zé 57
3º Ricardo 52
4º Hernâni 31
5º Hugo 30

A minha classificação final deve-se, obviamente, ao facto de ter que andar a servir a ceia aos camaradas de luta. Como é lógico. O único ponto menos positivo da noite foi que demorámos 4 horas para acabar o jogo. Sendo este um jogo categorizado como de "medium weight" foi tempo a mais. Ainda assim, muito boa sessão.

PS: As fotos do vintes estão um mimo. Artista!

Eu a mostrar o endividamento, ninguém me ganhou nesse aspecto


THE WINNER apreciando a pista dos pontos

5 comments:

  1. Para os tycoons não, mas se meter por aí um Scrabble ou um Monopoly podem sempre contar comigo.
    Quanto á noite PES/Poke, fica para a próxima semana?

    ReplyDelete
  2. monopoly, heresia! Afonso, ainda estás na idade das trevas, vem para a luz :). Em princípio o pes está difícil para a semana, mas a ver vamos.

    ReplyDelete
  3. Excelente trabalho de fotografia mesmo! Grande riqueza de expressões. O mesmo não se pode dizer da qualidade do texto que as acompanha. A certo momento da leitura fez-me lembrar o fantástico momento do youtube "Oh uhgi, quantas fichas tens?".

    Uma rectificação! A minha ausência de última hora deveu-se a um motivo de força maior e não a abandono dos meus camaradas, conforme se dá erradamente a entender.

    ReplyDelete
  4. Bela jogada, sem dúvida, apesar da longa duração. Mas mesmo com a minha curta experiência com boardgames já deu para ver que a iniciação, espacialmente de tanta gente ao mesmo tempo, tem sempre os seus custos. Mas não deixa de ser sempre uma bela viagem de descoberta. Fiquei fã de mais um... Só tive pena de deixar os outros maganos fugir mesmo no final... Tardei a ver que as cidades estavam a ficar vazias e deixei ficar muita coisa por fazer.

    Mas um honroso 3.º lugar fica sempre bem.
    Obrigado pelo elogio fotográfico e pela ceia, davas davas um excelente Jarvas!

    Abraço

    ReplyDelete
  5. quando ainda se tem de aprender as regras os jogos demoram muito mais

    ReplyDelete