Thursday, January 21, 2010

Poker night

A primeira poker night do ano contou com 5 presenças na passada segunda feira.

O Tiago redimiu-se da última falta e ofereceu casa novamente. Fui o primeiro a chegar, o que me permitiu passar um bocado a apreciar as novas obras de arte em exposição. Muito boas fotografias e excelente a disposição delas também. Mais um artista perdido nas engenharias...

Com a chegada do Zé finalizámos a escolha dos boardgames que vamos encomendar numa campanha de saldos que para aí anda. As novas adições à colecção vão ser:
Thurn and Taxis - Do mesmo autor do Puerto Rico, jogo visualmente muito bonito onde os jogadores tentam construir rotas para o transporte de correio entre cidades através de um mecanismo à base de cartas.
Brass - Jogo económico, passado em Inglaterra com o ínicio da Revolução Industrial como pano de fundo.
Memoir '44 - Jogo histórico para 2 jogadores que recria as mais famosas batalhas da 2ª guerra mundial. Com expansões ou outra cópia do jogo podem participar até 8 jogadores.
Louis XIV(link) - Jogo de influência e controlo de área com a corte do Rei Sol como pano de fundo.

Ainda antes do Tó chegar ainda pus na mesa o High Society, um jogo rápido de leilões, muito bem engendrado na minha opinião. Só deu para 5 minutitos, que o Tó chegou logo, mas ainda deu para as regras e dois leilões e para aguçar o apetite para uma próxima oportunidade.

Com os 5 reunidos, demos início ao poker. Tiago era o defensor do título e parecia determinado a defendê-lo com jogadas muito agressivas. Tal foi a agressividade que, nos primeiros níveis até ao intervalo, a sua stack andou em constante montanha russsa.

Tiago arrecada mais umas fichas num dos seus muitos 98 da noite

O primeiro a ser eliminado foi o Tó. Num flop Q57 com 2 ouros, eu era o primeiro a falar e checko, Tó aposta, Tiago call, e eu vou allin e levanto-me para atender o telefone :P. Tó pensou que eu estava no bluff e fez call com 2nd pair top kicker, que não chegou para o meu trio de 5.


Ainda estávamos na primeira hora mas o Tó optou por não fazer rebuy. Até ao período de rebuys acabar ainda consegui ser "morto" pelo Zé e "matar" o Tiago. Esta eliminação do Tiago ficou bem documentada :)

Zé faz limp no botão, Tiago raise na SB e eu call com AT na BB, Zé também call. Três a ver o flop 5T8 com 2 espadas. Tiago aposta, eu call e Zé sai. Turn: A de espadas. Tiago checka, eu aposto com 2 pares e Tiago agora vai all-in. Pergunto-lhe se fez cor e ele não gostou muito da pergunta eheh. Faço call e ele vira AK para top pair top kicker e ainda um flush draw. Tiago ainda tinha 22% de hipóteses de ganhar mas o river trouxe uma carta engraçada...

T de espadas no river dá o flush a Tiago, mas Hugo faz Full House

A única espada que não podia sair... Tiago fez rebuy e até ao intervalo não me lembro de grande coisa (temos que apontar as jogadas que 3 dias depois a escrever fica difícil :)

Depois de uma animada conversa sobre chás no intervalo (lol) retomámos o jogo com os 4 resistentes. Tiago só aguentou 25 minutos e saiu em 4º lugar eliminado por mim. Até a bolha rebentar ainda se assistiu a grandes jogadas, com Zé Miguel a mostrar muito coração com grandes bluffs e jogadas sem receio de pôr o torneio em risco. Mas há uma que foi determinante na noite. Num embate com Rui, Zé vai allin num flop com 2 espadas, deixando Rui a pensar vários minutos.


Zé tinha um par de 8 mas Rui decide pôr a cabeça no cepo e faz call com T2 de espadas. A espada não veio mas um T no turn deu o double-up a Rui e Zé ficou a oxigénio. Pouco depois era eliminado por mim num K7 vs AK, em allin pré-flop.

Chegávamos ao heads-up com a minha vantagem a ser mais ou menos 3 para 1 em fichas. No entanto, em meia horita, o Rui deu a volta e venceu com justiça. Na jogada final vou allin com T8, Rui faz call com Q3 e com a board com 7T24 Rui vai ao desespero. Mas uma das 3 damas restantes surge no river entregando a 1ª vitória do ano a Rui.


Aqui fica a primeira tabela do ano. Vou ordenar a classificação com a fórmula do Pocket Fives. Só relaciona o prizepool com a classificação e premeia quem aparecer mais também.

Player Statistics


#NameBuy-insHitsOverall Score 2Times PlacedFirstPlaying Time
1Rui114.5826112h 44m 54s
2Hugo143.0234102h 44m 43s
3José112.3705002h 17m 20s
4Tiago Seabra101.9947001h 46m 49s
5António101.74470036m 31s
Sum:5610h 10m 17s
Avg:11.22.74322h 2m 3s




Entretanto já se trocou um dos jogos. Em vez do Brass, o Tiago resolveu ir para o Power Grid - Factory Manager e fica o Zé com o Brass, descartando o Thurn and Taxis. Belas jogatinas em perspectiva :)

Tuesday, January 12, 2010

E para começar o ano...



A primeira joga do ano aconteceu na 6ª feira passada, dia 8. O objectivo era trazer à mesa um jogo de tabuleiro, aproveitando o facto de ser 6ª e podermos estar à vontade quanto à duração do jogo.

Liguei ao Tiago ao início da tarde a saber da sua disponibilidade, e após a sua oferta de poiso, tratei de arranjar o resto dos estarolas. Lá arranjei o Ricardo "Vintes" mais o seu little brother Hernâni, o Zé Miguel (sempre disponível para uma jogatana de tabuleiro :) e o André (este, um bocado a saca-rolhas). Já estávamos 6, um belo quórum para uma noite destas, mas o senhor Tiago resolve arranjar programa melhor à última da hora. No problem, lá fomos os 5 restantes para minha casa.

Estavam na mesa o Agricola, El Grande e RR Tycoon. Ando com vontade de jogá-los todos (só tinha jogado uma vez estes 3, tal como o Zé, e o resto do pessoal era todo estreante) mas só dava para um. Escolheu-se o Railroad Tycoon, por nenhuma razão especial.



As regras são simples e poucas apesar da sua leitura ter sido um pouco penosa (já é um hábito). Tão penosa foi que o André a certa altura já pedia para ficar só a ver. Ai e tal, estou cansado da minha cabecinha...

Neste jogo cada um de nós representa um tycoon dos comboios no início da era deste transporte no leste dos Estados Unidos. Basicamente, temos de construir ligações entre cidades e transportar mercadoria de umas cidades para as outras. Cada cidade só recebe um tipo de mercadoria (das 5 existentes) e os pontos são marcados quando os troços de linha por nós construídos são percorridos pelas mercadorias. É claro que, para construir, precisamos de dinheiro, que se obtém pela emissão de acções (e posteriormente pelo transporte de bens). O número de acções emitidas é descontado em pontos no final do jogo.

O jogo foi bastante engraçado e passou-se um bom bocado. Cedo o Hernâni e eu ficámos um pouco para trás, fruto de más decisões na escolha das nossas linhas, mas entre os outros 3 a luta pela vitória esteve sempre em aberto mesmo até ao fim. Vintes dominava o nordeste, Zé o midwest, André mais a sul e eu e o Hernâni em lado nenhum :P

Vintes aplica um analysis paralysis ao André, que desespera


Vintes joga sob observação atenta de André e Hernâni, Zé já dorme

Mais para o fim a luta parecia estar, aparentemente, entre o Zé e o Vintes, mas André com um final de jogo espectacular, completando uma rota que dá pontos extra ao mesmo tempo que completava o seu objectivo tycoon (dado no início do jogo e mantido em segredo) conseguiu empatar com o Zé Miguel, ganhando no primeiro factor de desempate que é o número de ligações construídas. Só podia, não fosse ele o nosso trolha. Ah e tal tou cansado, não me apetece jogar. Palhaço!

Pontuação final
1º André 57
2º Zé 57
3º Ricardo 52
4º Hernâni 31
5º Hugo 30

A minha classificação final deve-se, obviamente, ao facto de ter que andar a servir a ceia aos camaradas de luta. Como é lógico. O único ponto menos positivo da noite foi que demorámos 4 horas para acabar o jogo. Sendo este um jogo categorizado como de "medium weight" foi tempo a mais. Ainda assim, muito boa sessão.

PS: As fotos do vintes estão um mimo. Artista!

Eu a mostrar o endividamento, ninguém me ganhou nesse aspecto


THE WINNER apreciando a pista dos pontos

Loja aberta

Ando com vontade de escrever mais e, aproveitando o início do ano, decidi abrir este espaço.

Em princípio será para falar das minhas jogatinas com os amigos. Relatos das sessões lúdicas com jogos de tabuleiro, registo dos resultados dos torneios de poker que também fazemos nessas sessões, noites de pro evolution soccer, enfim, de tudo um pouco o que se passar nestes encontros.

Os encontros não são tão regulares como se calhar todos gostaríamos, mas outros valores se levantam. Se conseguíssemos encontrarmo-nos de duas em duas semanas já era uma vitória. Ainda assim, são momentos de qualidade que muito prezo e que, espero, consigamos manter por muitos anos. Mais do que ganhar ou perder os jogos, o que mais me atrai nestes encontros são os momentos de convívio, aliados aos jogos.

Convido desde já os meus caros companheiros de jogo a escreverem também quando lhes apetecer. Espero que respondam às calúnias que aqui escreverei sobre os vossos "gamers' skills" :).